Encontro de agricultores em Jacobina celebra a força da agricultura familiar

Um encontro para troca de experiências agroecológicas e valorização dos saberes ancestrais de agricultores e agricultoras familiares. É este o objetivo do 8º Encontro de Agricultores/as Experimentadores/as, iniciado nesta segunda-feira (9/10), no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, no município de Jacobina, a 340 quilômetros de Salvador. O encontro celebra também o aniversário de 20 anos da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável de Piemonte (Cofaspi).

“A Cofaspi é uma organização que tem se destacado no território Piemonte da Diamantina, pelo protagonismo na condução de uma política territorial comprometida com a agricultura familiar. Comemorar os 20 anos de funcionamento dessa cooperativa, neste encontro de agricultores familiares, é uma forma de festejar a retomada das ações iniciadas em 2003, no primeiro governo do presidente Lula, que promoveram o desenvolvimento da agricultura familiar para o patamar em que se encontra hoje. A Cofaspi teve um papel de resistência nos últimos anos, lutando para consolidar as conquistas alcançadas pelos agricultores nas zonas rurais”, disse a presidente da Cofaspi Vanderleia Carneiro.

Por meio de uma transmissão em vídeo, o governador Jerônimo Rodrigues parabenizou a organização e destacou sua importância na disseminação de conhecimentos e técnicas relacionadas com o desenvolvimento da produção agroecológica.

O evento, que conta com a participação de agricultores de diversas regiões do estado, segue até esta quarta-feira (11), com mesas de debates e manifestações culturais, além da realização de uma feira de agricultura familiar no Alto da Missão.

Representando o Governo do Estado, o coordenador do Programa Bahia Sem Fome (BSF), Tiago Pereira, destacou a importância do fortalecimento da sociedade civil e de organizações, como a Cofaspi, que têm buscado intermediar as políticas públicas de desenvolvimento territorial nos nove municípios que compõem o Território de Identidade Piemonte da Diamantina.

“É fundamental termos a Cofaspi promovendo uma agricultura economicamente viável e ecologicamente equilibrada. É importante ter quadros da sociedade civil fazendo a diferença na política “, disse Pereira, lembrando que um dos eixos do BSF estimula o desenvolvimento de atividades junto aos agricultores na perspectiva da convivência com o semiárido.

Doe aqui
Bahia Sem fome
Icone Whatsapp