Todas as quintas-feiras, o campus da Universidade Estadual da Bahia recebe a Feira Agroecológica da UNEB. O evento, que acontece no bairro do Cabula, é aberto ao público e funciona ao lado da quadra de esportes.
O espaço reúne barracas que comercializam produtos da agricultura familiar e reforma agrária. Entre os expositores, encontramos estandes de hortifrutis, acessórios e alimentos processados, como cervejas artesanais, doces e compotas.
A produtora Rita Felissíssima vem toda quinta da cidade de Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, para vender os potes de molhos e doces que fabrica há nove anos.
Ela conta que, além da Feira da UNEB, seus produtos também são comercializados em uma feira realizada na sua cidade.
“Essas feiras nos ajudam muito porque a gente consegue vender a nossa produção e, ao mesmo tempo, divulgar o nosso trabalho, os nossos produtos”, conta Rita.
Também de Dias D’Ávila, Aidil das Dores tem na sua banca doces e variedades de licor que, com a chegada dos festejos juninos, prometem vender muito nas próximas edições do evento.
“A gente vem toda semana pra cá, monta nossa barraca e tem sempre procura. É muito boa essa feirinha”, afirma.
Já Felipe Guimarães traz produtos de diferentes cidades para expor na sua barraca, como castanhas, temperos e a procurada cerveja artesanal de umbu, fabricada na região Serrinha.
Fotos: Adriel Francisco