Secretarias realizam ações criativas para arrecadar alimentos

O Programa Bahia Sem Fome (BSF) tem feito o sentimento de solidariedade se manifestar de diferentes formas. Diversas ações criativas realizadas pelas Secretarias e demais entidades ligadas ao Governo da Bahia incentivam os servidores e a sociedade civil a se engajarem no Programa. 

Graças, também, a essas iniciativas, o BSF já arrecadou mais de 600 toneladas de alimentos,  que estão sendo distribuídas, mediante entidades parceiras, às pessoas que mais precisam. É sempre bom ressaltar que a doação de alimentos é só a primeira etapa deste grande Programa, que envolve geração de emprego e renda, fortalecimento da agricultura familiar, inclusão socioprodutiva, dentre outros eixos temáticos.

O coordenador do BSF, Tiago Pereira, agradeceu o empenho das Secretarias em desenvolver as ações. “Isso tem nos ajudado muito nessa empreitada. Porque o que nós fazemos não é um simples trabalho, ou um emprego, mas sim, uma verdadeira missão”, disse Tiago. 

Criatividade e solidariedade 

Entre as ações promovidas, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) está realizando, no mês das mães, uma rifa solidária com produtos da agricultura familiar. “É o Bahia Sem Fome da Sorte”, brincou a ponto focal da Secretaria, Neivia Lima.

Cada quilo de alimento pode ser trocado por um número da rifa. A expectativa dos organizadores é arrecadar de meia tonelada a 700 quilos de alimentos com a ação. Ao todo, serão três números sorteados, que vão ganhar uma cesta com produtos da agricultura familiar, um almoço com acompanhante no Empório da Agricultura Familiar e, por fim, mas não menos importante, um kit de cervejas artesanais produzidos por agricultores familiares.

Já a Seinfra, a Secretaria de Infraestrutura, vai realizar, no dia 15 de junho, o “São João da Alegria”. Além da arrecadação de alimentos na troca de ingressos, serão sorteados balaios juninos com números trocados por donativos. Ação semelhante vai ser realizada pela Secretaria da Saúde, que vai promover sua quermesse junina com arrecadação de alimentos nas barracas típicas. 

Uma ação por mês

Na Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), o trabalho em prol da arrecadação de alimentos também está forte. Mensalmente, estão sendo feitas atividades solidárias.

Nesta sexta-feira (26), será realizado um concerto musical no Instituto Anísio Teixeira (IAT). Para o mês de junho, já está programado um brechó solidário, no qual peças de roupa e acessórios serão trocados por donativos.

Outras ações da Saeb previstas para os próximos meses são um futebol solidário, que deve acontecer no IAT, uma palestra no Horto do Estado, além de uma ação no mês das crianças.

Expansão do programa

Outro movimento de grande importância para o aumento da arrecadação de alimentos é a parceria que essas Secretarias e órgãos estaduais têm feito com empresas e instituições.

Com esse trabalho, além das doações dos servidores, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) já arrecadou cerca de sete toneladas de alimentos. As Voluntárias Sociais também estão divulgando o Programa nas suas ações e, com isso, envolvendo outras instituições nessa missão de erradicar à fome.

Fonte: Ascom/Bahia Sem Fome

Doe aqui
Bahia sem fome
Icone Whatsapp