Implantado em agosto deste ano, o sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) da Escola Família Agrícola de Sobradinho (EFAS) já produz alimentos que atendem os mais de 200 alunos da unidade. O sistema em formato de mandala integra a criação de aves com a produção de frutas e hortaliças. O PAIS é sustentável por utilizar os dejetos das aves na adubação das plantas e restos da produção de frutas e verduras na alimentação animal.
Além da mandala, há uma área de pastejo para as aves, que são criadas soltas no modelo caipira. No caso específico de Sobradinho, por conta do clima, o PAIS é irrigado durante todo o ano por gotejamento.
O professor Luiz Henrique Santos Santana explica que esse formato circular garante melhor aproveitamento do espaço, facilita o manejo e, consequentemente, aumenta a produção. “Aqui, já colhemos pepino, couve, rabanete, rúcula, alface e outras folhas que vão para a alimentação escolar”, conta Luiz Henrique. Segundo ele, praticamente todas as frutas e verduras consumidas na Escola são produzidas na própria EFA.
Projeto Profissional
Alunos da turma do 3° Ano da Escola estão utilizando o PAIS como objeto do Projeto Profissional de Jovens (PPJ), uma espécie de trabalho de conclusão de curso que eles realizam ao final da formação técnica.
Entre os estudantes, está Carlos André Passos, que pretende implementar o sistema numa comunidade da região e, assim, ajudar a combater a insegurança alimentar. “Por produzirmos no PAIS alimentos saudáveis e agroecológicos, conseguimos levar às comunidades, que não têm acesso a uma alimentação saudável, comida de verdade e sem veneno”, disse.
Fonte: Ascom/Bahia Sem Fome