4ª Corrida da Rondesp arrecada alimentos para o Programa Bahia Sem Fome

Participantes da atividade doaram aproximadamente 5 toneladas de alimentos não perecíveis

As 3,2 mil pessoas que se inscreveram na 4ª edição da Corrida da Rondesp, realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, doaram cerca de 5 toneladas de alimentos ao Programa Bahia Sem Fome (BSF), política pública de combate à insegurança alimentar do Governo do Estado. O evento foi realizado na manhã deste domingo (26), com provas de 5 km e 10 km.

A principal motivação por trás da corrida é a arrecadação de alimentos para o BSF. Tiago Pereira, coordenador-geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome, ressaltou a importância do evento para a comunidade. “É extremamente gratificante ver a comunidade civil e militar se unindo em torno de uma causa tão importante como o combate à fome. A 4ª Corrida da Rondesp não só promove saúde e bem-estar, mas também reflete o espírito de solidariedade que precisamos para enfrentar os desafios da insegurança alimentar. A arrecadação de alimentos durante este evento é um exemplo poderoso de como ações coletivas podem fazer a diferença na vida de muitas famílias. Agradecemos imensamente a todos os participantes, atletas, organizadores e apoiadores por contribuírem para o sucesso dessa iniciativa e ajudarem a construir um estado mais justo e solidário.”

A corrida começou às 7h, com percurso planejado na região do CAB. Os atletas profissionais iniciaram a partida abrindo caminho para os amadores. O militar Vinicius Mascarenhas participou pela segunda vez da corrida. A sua primeira competição foi no ano passado, quando ele não chegou a atingir a meta de 5 quilômetros, diferente deste ano: “Eu achei este ano mais organizado, melhor, a estrutura foi bem melhor do que no ano passado e gostei também muito da iniciativa de coletar alimentos. Foi desafiante pra mim correr os 5 km, porque no ano passado eu vim e não treinei nada. Eu passei a gostar de corrida a partir da Corrida da Rondesp do ano passado, a primeira corrida que eu participei na vida. E aí, a partir disso, eu foquei bastante. Este ano foi desafiador pra mim, porque eu bati todas as minhas metas!”, celebra Mascarenhas.

O evento foi organizado pela Rondas Especiais (Rondesp Central) da Polícia Militar da Bahia. O comandante da Rondesp Central, major Castro, contou que a iniciativa deste ano bateu a meta do ano passado, quando foram arrecadadas mais de 3 toneladas e, neste ano, foram doadas mais de 4 toneladas de alimentos. “Eu me sinto com sentimento de profissionalismo, responsabilidade, dever cumprido, porque o lema da Polícia Militar é proteger e servir. Então, nada mais justo do que servirmos ao Bahia Sem Fome, um programa tão importante do Governo do Estado, que ajuda muitas pessoas a ter uma condição melhor, mais decente, pessoas que estão em algum momento de vulnerabilidade e colocar a Corrida da Rondesp à disposição desse Programa. É uma honra para a Polícia Militar e também é dever nosso. Este ano, com certeza, nós batemos o recorde do ano passado. Então, nós estamos muito satisfeitos com o resultado e a Polícia Militar está à disposição do Programa para ser possível ajudar. Foram 3.200 inscritos. E todos doaram.”

A retirada dos kits da corrida foi feita mediante a entrega de um ou dois quilos de alimento. “Nós fazemos esse trabalho também fomentando a importância de ajudar os outros. Então, a gente cobra ali o alimento, mas as pessoas estão se conscientizando, estão entendendo cada vez mais a importância de ajudar”, finaliza o major.

Repórter: Camila Fiuza/BSF