Casa Civil realiza Dia D e arrecada alimentos para o Bahia sem Fome

O Dia D de arrecadação de alimentos, realizado na quinta-feira (18) pela Casa Civil do Governo da Bahia, foi marcado por grande mobilização e solidariedade dos servidores, servidoras, demais funcionários, colaboradores e prestadores de serviço. Foram arrecadados quase 600 kg de alimentos para o programa Bahia sem Fome. No total, a Casa Civil já arrecadou 1,5 tonelada de alimentos.

O evento, que reforçou a importância da união para vencer a fome, ocorreu no térreo da Governadoria e contou com a participação do Secretário da Casa Civil, Afonso Florence, e de Tiago Pereira, Coordenador Geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome – Bahia sem Fome.

“Foi uma decisão estratégica do governador de escolher o Bahia sem Fome como um programa prioritário. É um programa que constrói alternativa de renda, trabalho e autonomia econômica. Esta etapa, de coleta e distribuição de alimentos, é apenas o primeiro passo, vem para acelerar o processo de retirada do Brasil do Mapa da Fome e se soma ao conjunto de políticas e instrumentos que estão sendo implantados em sintonia com os governos estadual e federal”, explicou o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, que agradeceu ainda aos servidores e servidoras.

Para Tiago Pereira, Coordenador Geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome, o programa se desafia a cuidar de quem mais precisa. Segundo ele, a política pública precisa estar à disposição da sociedade e ser construída levando em consideração a multiplicidade que o estado da Bahia tem.

“A campanha de arrecadação e alimentos é a primeira etapa. É algo que tem sensibilizado servidores, setores produtivos, sociedade civil organizada. Já conseguimos arrecadar 600 toneladas de alimentos e quase 400 já foram entregues a organizações sociais que trabalham com público em situação de vulnerabilidade”, ressaltou Tiago.

Funcionários da Empresa Gráfica da Bahia (Egba), vinculada à Casa Civil, também participaram do Dia D. A Egba disponibiliza o Galpão de Simões Filho que serve como centro de armazenamento para arrecadação de doações da iniciativa privada. “A Egba participa ativamente dos projetos da Casa Civil, buscando se envolver com as iniciativas em políticas públicas. E, em se tratando dessa emergência em segurança alimentar, não poderia ser diferente, pois a fome não espera”, declarou o diretor-geral, Robson Araújo.

O Bahia sem Fome tem como principal objetivo promover a segurança alimentar e nutricional das pessoas em situação de vulnerabilidade social, garantindo o acesso a alimentos com qualidade e na quantidade necessária.

Fonte: Ascom/Casa Civil