Em um dia que uniu esporte e solidariedade, mais de dois mil atletas profissionais e amadores se concentraram neste domingo (4) em frente à Secretaria da Educação, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), para a primeira edição da Corrida Bahia Sem Fome. O evento foi uma iniciativa da Vice-governadoria e arrecadou 26 toneladas de alimentos. Além disso, o valor das inscrições foi revertido para o Programa.
Com percursos de três, cinco e dez quilômetros, os participantes puderam expressar a solidariedade sempre tão presente no esporte, ao mesmo tempo, em que fortaleceram a prática da corrida de rua em Salvador.
O corredor Lenilson dos Santos encarou os 10K e celebrou bastante a prova. Membro do grupo de corrida sem fins lucrativos Unidos da Paralela, ele está acostumado às competições no CAB e, mais do que isso, a fazer o bem. “É muito gratificante unir a causa da solidariedade com o esporte. A gente está sempre ajudando um colega que precisa e se envolvendo em ações sociais”, disse.
Quem também correu os 10 km foi a atleta Cátia Matos. Ela destaca que conciliar saúde com ações de combate à fome é algo muito importante. “A boa alimentação é a base para a manutenção da saúde. Então, esse trabalho está de parabéns”.
Superação
O evento contou, ainda, com a participação de atletas com deficiência (PCD) e trouxe histórias como a de Carlos Costa, representante da cidade de Camaçari. Paraplégico há 13 anos, após ser vítima de um assalto, Carlos passou a se dedicar ao paradesporto, além de, através do esporte, auxiliar pessoas que sofrem com problemas emocionais. “É um prazer apoiar um projeto tão importante e, ao mesmo tempo, ajudar a construir um mundo melhor”, disse. Carlos, que correu os 10 quilômetros, é atleta federado, coleciona diversas provas no currículo e resultados expressivos, como o segundo lugar na Maratona de Salvador.
650 toneladas arrecadadas
O coordenador do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, agradeceu o empenho de todos os envolvidos na corrida e destacou que esse é mais um passo da primeira etapa do Programa. Ele frisou que o Governo do Estado não está poupando esforços para erradicar a fome na Bahia.
“Com um conjunto de ações articuladas, nós conseguiremos vencer a fome. Já arrecadamos 650 toneladas de alimentos, cinco milhões de reais em recursos e doamos 50 mil cestas básicas. E isso é só o começo”, disse Tiago.
O vice-governador Geraldo Júnior reafirmou o compromisso do Poder Executivo em acabar com a fome e transformar a vida dos baianos. “Sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues, nós estamos empenhados nesse trabalho que eu sei que trará segurança alimentar e vai melhorar a vida de quem mais precisa”, concluiu.
Fonte: Ascom/Bahia Sem Fome