Coordenador do BSF apresenta programa em seminário no IAT

Tiago Pereira fez o encerramento do seminário PAIS Edu Campo

O coordenador geral do programa Bahia Sem Fome (BSF), Tiago Pereira, apresentou o projeto e suas diretrizes no Seminário Estadual de Formação de Multiplicadores/as, realizado entre os dias 11 e 12 de abril, no Instituto Anísio Teixeira.

Fruto de uma parceria da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA), a Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) e o Governo do Estado, o seminário teve como finalidade formar multiplicadores em agroecologia, sustentabilidade e educação ambiental.

Tiago destacou que o seminário foi muito importante para alavancar o BSF. “É esse projeto de sociedade que nós temos ajudado a construir, com partilha, geração de oportunidades e solidariedade. Estar aqui é um ato de amor”, disse o coordenador. Ele pediu aos presentes que levem o BSF para as suas comunidades, municípios e conscientizem a população sobre a importância desse Programa, idealizado pelo Governo da Bahia, para atender ao público em extrema vulnerabilidade.

Utilizando como ferramenta o Sistema de Produção Agroecológico Integrado Sustentável (PAIS), os multiplicadores que passaram pela capacitação vão implementar hortas em formato de mandalas nas Escolas Estaduais, Escolas Familiares Agrícolas, bem como nas Casas Familiares Rurais para atender as demandas de produção de alimentos saudáveis, incentivo a atualização dos currículos formativos e formação complementar dos estudantes. Ao todo, estiveram presentes representantes de 41 instituições de 39 municípios, com 110 participantes.

Sobre o BSF
Sobre o programa em si, Tiago destacou que a missão não é fácil e que por isso é necessário o comprometimento de toda a sociedade civil, além dos empresários, poder público e educadores/as.

” Vocês que estão agora aqui se tornam multiplicadores dessa iniciativa do governo que é chegar a quem mais precisa”, disse.

Ele destacou que nessa primeira etapa do programa, focada na arrecadação e doação, já foram arrecadados 220 toneladas de alimentos e distribuídas 180.

“Vocês não sabem a diferença que faz uma cesta básica na vida de quem precisa”, frisou.

A cara da nova gestão
Apesar de ser um governo de continuidade, Tiago Pereira apontou que a gestão de Jerônimo Rodrigues traz consigo características próprias que refletem o BSF.

Para além das grandes obras e investimentos macros, o atual governo busca investir em mais ações inclusivas e reparação social.

“Pela primeira vez na nossa história temos um governador que vem do rural. Precisamos aproveitar esse momento para revolucionar os nossos fazeres e cuidar das minorias”.

Contexto da fome na Bahia e no Brasil
Hoje, o Brasil tem 15,5% da sua população em insegurança alimentar. Em 2014, sobretudo graças aos programa Fome Zero e Brasil Sem Miséria, implantados pelos governos Lula e Dilma, esse percentual era inferior a 5%.

Desde 2016, Tiago destacou, o país tem atravessado uma série de questões que levou a fome a voltar a crescer em todos os estados.

Na Bahia, especificamente, a insegurança alimentar afeta mais a infância e as mães solos e é mais presente nos centros urbanos. “Isso significa que as ações voltadas para o campo estão no caminho certo, com política pública que o Estado desenvolveu mesmo sem apoio do Governo Federal. Mas precisamos trabalhar porque a grande emergência do momento é a fome”, alertou Tiago.

Para saber mais sobre o BSF acesse o site www.bahiasemfome.ba.gov.br