O Programa Bahia Sem Fome (BSF) é uma ação coordenada pelo Governo do Estado, cujo objetivo principal é promover a segurança alimentar e nutricional dos baianos, garantindo às pessoas em situação de vulnerabilidade social acesso a alimentos em qualidade e quantidade necessárias. O foco do Programa são as famílias e populações extremamente pobres no campo e na cidade.
Em sua primeira fase, que consiste na arrecadação e doação de alimentos, o BSF já distribuiu 488 toneladas das mais de 700 arrecadadas. Esses donativos representam quase 50 mil cestas básicas que chegaram aos 27 territórios de identidade da Bahia.
Ao todo 3380 instituições e organizações foram cadastradas, entre as quais 1113 localizadas em Salvador. No total, 494 organizações já foram contempladas, atendendo famílias em situação de vulnerabilidade.
O apoio do Corpo de Bombeiros, forças de segurança e outros entes públicos presentes em todo o Estado têm sido fundamental nessa fase do Programa. Uma vez que uma parcela significativa dessas doações chega às mãos de quem precisa através do empenho desses agentes.
Próximos passos
A doação e arrecadação de alimentos é apenas o primeiro passo do Programa, que tem por objetivo, até o final deste mandato, reduzir em 50% o número de pessoas em insegurança alimentar e nutricional na Bahia.
Para além desta iniciativa, o BSF funcionará como um grande guarda-chuva que vai abrigar ações de valorização da agricultura familiar, inclusão social e socioprodutiva, abastecimento hídrico e acesso a serviços de educação e saúde.