A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural (SDR) realizou, nesta sexta-feira (2), mais uma ação interna, com a participação dos servidores, de arrecadação de alimentos não perecíveis e contribuição com o Bahia Sem Fome. O programa faz parte das estratégias do Governo do Estado de reduzir os índices de insegurança alimentar grave na Bahia, dando foco às famílias que passam fome no campo e na cidade,
Sorteando produtos oriundos da agricultura familiar, a SDR arrecadou 880 quilos de alimentos, dentre eles feijão, arroz, flocão, macarrão, café, biscoito, açúcar, óleo, farinha e até mesmo cestas básicas.
“Essa arrecadação de alimentos é apenas o começo de uma estratégia brilhante que é o Bahia Sem Fome. A maior parte do programa está dentro de eixos como inclusão socioprodutiva e abastecimento hídrico, por exemplo. Estamos unidos para ajudar a combater a fome do dia a dia, mas também a fome a longo prazo, garantindo segurança alimentar para os baianos e baianas”, explica o chefe de gabinete da pasta, Adriano Costa.
Representando a Coordenação Geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome, a nutricionista e militante na defesa do Direito Humano à Alimentação, Jainei Silva, fala sobre a importância do Governo do Estado no combate à insegurança alimentar. “Se uma pessoa estiver passando fome, a gente tem uma violação de direito. Cabe ao Estado, nas suas diversas dimensões, garantir que esse direito seja atendido, e a SDR tem sido fundamental para o enfrentamento da fome. Diferente do restante do país, o Estado da Bahia é o que tem o menor índice de insegurança alimentar no meio rural”.
O programa envolve secretarias e órgãos de Estado, municípios, movimentos sociais e populares, iniciativa privada, organizações da sociedade civil, religiosas, sindicais, culturais e educacionais do campo e da cidade.
Fonte: Ascom/SDR