A segurança alimentar e nutricional é um dos objetivos do programa Bahia Sem Fome. É com esse intuito que a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades), realizou nesta quarta-feira (24), na sede da secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, mais uma edição do Dia Geral de Mobilização para arrecadação de alimentos não perecíveis.
A iniciativa aconteceu entre os servidores da Seades, integrante do Gabinete de Gestão do Programa Bahia Sem Fome, e, desta vez, foi organizada pela Diretoria-Geral (DG), Gabinete eCentros Sociais Urbanos (CSUs), somando esforços à mobilização da Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar (SISA).
De acordo com o chefe de Gabinete da Seades, José Leal Neto, a secretaria já conseguiu arrecadar oito toneladas de alimentos desde o início da campanha. “Parabenizo a iniciativa do Governo do Estado por essa belíssima campanha. Nós da Seades estamos aderindo para contribuir de forma intensa e efetiva. Hoje, conseguimos arrecadar 1 tonelada de alimentos. Estamos firmes e fortes nessa caminhada”, comemorou.
Os itens arrecadados para o programa Bahia Sem Fome serão distribuídos em igrejas, terreiros, centros comunitários e educacionais, sedes de movimentos sociais e organizações da sociedade civil, dentre outros locais. A ação envolve secretarias e órgãos de Estado, além de segmentos religiosos, políticos, empresariais e da sociedade civil em geral. A primeira fase do programa é justamente a arrecadação de alimentos.
O Bahia sem Fome é um programa estadual de combate à fome que tem como principal meta promover a segurança alimentar e nutricional, por meio de ações multissetoriais e transversais, garantindo às pessoas em situação de vulnerabilidade social acesso a alimentos em qualidade e quantidade necessárias à garantia do direito humano à alimentação e nutrição adequada e saudável, reduzindo os índices de insegurança alimentar grave, com foco nas famílias extremamente pobres no campo e na cidade.
Fonte: Ascom/Seades