Secretarias de Estado se unem para ajudar a população baiana no combate à fome

Nesta terça-feira (28), diversas Secretarias de Estado se juntaram ao governador Jerônimo Rodrigues para lutar contra a fome na Bahia. Por meio do programa Bahia Sem Fome, foram realizadas entregas simultâneas de 11 mil cestas básicas em várias cidades do estado. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema), com apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), foi uma das responsáveis por realizar as entregas, sendo encarregada de distribuir mil cestas básicas para as comunidades vulneráveis de Bananeiras, na Ilha de Maré.

“O programa Bahia Sem Fome é uma importante iniciativa do Governo do Estado e, com a união das secretarias de estado e a participação da população, pode trazer melhorias significativas na vida dos baianos que sofrem com a fome e a insegurança alimentar. Uma parceria que chega para agregar e para cuidar dos baianos, garantindo dignidade de vida para tantas famílias”, destacou Eduardo Mendonça Sodré Martins, secretário da Sema.

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Coordenação Geral das Ações Estratégicas de Combate à Fome, ligada à Casa Civil. A entrega das cestas é uma medida emergencial, mas o programa Bahia Sem Fome visa criar soluções sustentáveis a longo prazo para combater a insegurança alimentar e nutricional na Bahia. Cerca de 1,8 milhão de cidadãos serão alcançados e receberão suporte por meio da execução de diversas ações de inclusão social e transferência de renda.

Ação em Ilha de Maré: Fotos: Ascom/Sema

“Em nome da comunidade de Bananeiras, agradecemos pelas cestas básicas oferecidas. Nossa região sofre com a degradação do meio ambiente, o que afeta diretamente a pesca artesanal, principal fonte de renda das famílias da região. A entrega das cestas é uma ajuda importante, porque nos dá um pouco mais de esperança. Continuaremos unidos na luta pela preservação do meio ambiente e pela garantia dos direitos de nossa comunidade”, explicou Uine Lopes, da comunidade pesqueira quilombola de Bananeiras.

Localizada no município de Salvador, na parte central da Baía de Todos-os-Santos e próxima à Baía de Aratu, a Ilha de Maré é o lar de diversas colônias de pescadores, além de comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares (FCP). Sua população vive da pesca, da pequena agricultura familiar e, devido à proximidade da cidade, muitos trabalham no continente. A Ilha de Maré é uma das 56 ilhas da Baía de Todos-os-Santos, sendo a quarta maior ilha da região.

Fonte: Ascom/Sema