A Secretaria de Políticas para as Mulheres promoveu na última terça-feira (28), o Show Elas à Frente. Um dos objetivos do show foi arrecadar alimentos para o projeto Bahia Sem Fome e absorventes para a campanha de dignidade menstrual. As mulheres baianas somam 81% chefes de família registradas no CadÚnico (SEI 2022), por isso, a importância dessa arrecadação do show, que somou meia tonelada de alimentos, além dos pacotes de absorventes.
Outro escopo foi a finalização do mês de março e a apresentação para sociedade baiana da plataforma ‘Elas à frente’, que trabalha em dois eixos: 1. no enfrentamento e na educação contra a violência de gênero e 2. na promoção socioprodutiva das mulheres.
Realizado na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), ‘Elas à frente’ foi uma apresentação coletiva de 21 atrações formadas por mulheres artistas, entre elas Daniela Mercury, Aila Menezes, Sued Nunes e a Banda Didá. Essa foi uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com as Secretarias de Educação, Turismo (Sufotur) e Cultura – através da Gato Dourado Produções e Mochi LAB – para celebrar as lutas e as conquistas das gerações de mulheres baianas e brasileiras no mês de março.
Para a secretária da SPM-BA, Elisangela Araújo, o show e a plataforma ‘Elas à frente’ são uma forma de demonstração da necessidade de combater a violência sofrida pelas mulheres: “Precisamos de fato fazer esse enfrentamento a todas as violências sofridas pelas mulheres. O índice de violência cresceu muito nos últimos anos: violência sexual, institucional, política, são violências de todas as formas. Por isso, a gente está lançando um conjunto de políticas importante para enfrentar as violências de gênero na sociedade baiana”, afirmou.
Fonte: Ascom/SPM-BA