Voluntários são fundamentais para atuação do Bahia Sem Fome

Desde que foi lançado, o Programa Bahia Sem Fome (BSF) vem contando com o apoio de 157 voluntários que têm ajudado no empacotamento e transporte de alimentos. De acordo com a coordenadora do Programa Bahia Estado Voluntário, Kátia Camillo, essa contribuição espontânea tem feito a diferença no enfrentamento da fome em nosso estado.

“Hoje, 28 de agosto, Dia Nacional do Voluntariado, eu gostaria de agradecer tanto àqueles que têm doado alimentos e cestas básicas quanto àqueles que têm doado seu tempo para nos ajudar no empacotamento das cestas”, frisou Kátia Camillo, valorizando o comprometimento e a solidariedade de cada voluntário.

Para o coordenador do Programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, o estado da Bahia, dada a sua multidimensionalidade cultural e transcultural, é um estado por natureza feito de laços de solidariedade e de apoio. “Dois terços do estado da Bahia estão no semiárido, e em várias regiões é muito forte o trabalho em mutirão e em rede. Sempre estamos vendo a ação das pessoas que se solidarizam com determinados temas e atividades”, ressalta Pereira.

Em sua avaliação, o programa de voluntariado do estado da Bahia tem contribuído de forma efetiva com o programa Bahia Sem Fome, “identificando pessoas que, a partir desse elo voluntário, querem de fato contribuir ajudando quem mais precisa, realizando as ações de enfrentamento da fome, sensibilizando as demais pessoas para doação de alimentos, montando e distribuindo as cestas. Somos muito gratos por esse trabalho que tem nos ajudado a construir uma Bahia sem fome”.

Nesta primeira fase do Programa BSF, os voluntários interessados em participar dos trabalhos devem se candidatar na plataforma do Programa Bahia Estado Voluntário (www.estadovoluntario.ba.gov.br) e escolher o Projeto “Bahia Sem Fome”. Após clicar em “quero participar”, seu nome será encaminhado para a coordenação do programa que vai entrar em contato. Caso seja escolhido, passará por um treinamento. Após a finalização da ação voluntária, em qualquer localidade da Bahia, receberá um certificado da plataforma, computando sua carga horária.

Importância do trabalho voluntário

De acordo com a Associação norte-americana de Psicologia (American Psychological Association), a atividade voluntária pode melhorar a saúde mental de várias maneiras, reduzindo estresse e ansiedade, fornecendo um senso de propósito e significado, melhorando a autoestima e o bem estar emocional e até mesmo reduzindo o risco de depressão. Além disso, o voluntariado pode fornecer uma oportunidade para se conectar com outras pessoas, formar novas amizades e construir uma rede de apoio, o que, segundo a associação, pode ser particularmente importante para pessoas que estão enfrentando desafios de saúde mental, como a depressão ou a ansiedade.

“Estamos articulando os órgãos e entidades da administração pública, as instituições privadas sem fins lucrativos e pessoas físicas para a prática do voluntariado. E cada vez aumenta mais o interesse do cidadão em participar em projetos sociais que vão contribuir para melhorar a qualidade de vida de todos”, lembra a coordenadora do programa, destacando a importância de se promover oportunidades para a prática do voluntariado nos órgãos e entidades da Administração Pública.

O serviço voluntário, ainda segundo Kátia Camillo, é uma atividade não remunerada e não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim. A gestão do Portal www.estadovoluntario.ba.gov.br é de responsabilidade da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), bem como o monitoramento dos projetos cadastrados, a administração do conteúdo e a apresentação de relatórios e indicadores.

Fonte: Bahia Sem Fome

Doe aqui