Secretários de Estado participam de reunião ordinária do GGSAN para debater segurança alimentar e combate à fome na Bahia


Entre os temas abordados pelo Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN) estão o monitoramento e a elaboração do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Os 15 secretários do Governo do Estado que compõem o Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN) realizaram o balanço do II Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN 2020-2023) e o planejamento de elaboração do III PLANSAN, nesta terça-feira (18). A reunião foi realizada no gabinete do secretário da Casa Civil e presidente do GGSAN, Afonso Florence, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Durante o pleno, o secretário executivo do Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN), Tiago Pereira, apresentou o panorama de ações do Governo do Estado: “No início da gestão de Jerônimo, apenas sete municípios tinham aderido ao SISAN e hoje são 69 municípios. A meta do Governo da Bahia é alcançar a adesão de pelo menos 200 municípios durante os quatro anos de gestão e ampliar a execução orçamentaria com ações de segurança alimentar com a participação da sociedade civil organizada”.

A viabilização da rede de equipamentos, na perspectiva de integração dos sistemas para o avanço do combate à fome na Bahia, foi um dos pontos abordados durante a reunião de secretários do Estado. “Precisamos avançar nas ações integradas com os sistemas de saúde, de assistência social, de educação e de segurança alimentar”, ressalta Pereira, que é também Coordenador-geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome.

Foram destacadas ainda as prioridades para o III PLANSAN, entre elas o fomento e as políticas públicas voltadas à agroecologia, à agricultura familiar e aos povos e comunidades tradicionais. Entre as ideias trazidas pelos presentes, a secretária de Promoção da Igualdade Racial e Povos e Comunidades Tradicionais, Ângela Guimarães, trouxe a escuta e diálogo com organizações e movimentos da sociedade civil, como a CUFA, para dar mais robustez às ações voltadas às áreas urbanas.

O GGSAN, criado 20 de maio de 2008, tem o objetivo de promover a articulação e a integração dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual referentes às áreas de segurança alimentar e nutricional. Em março deste ano, foi definido o grupo de secretários que compõem a governança e que devem participar de atos de deliberações pertinentes às atribuições do Colegiado.

Compõem o grupo o secretário da Casa Civil, Afonso Bandeira Florence; a secretária da Educação em exercício, Rowenna Brito; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro; a secretária de Promoção da Igualdade Racial e Povos e Comunidades Tradicionais, Ângela Guimarães; o secretário de Planejamento, Cláudio Peixoto; o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães; o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Martins; a secretária de Políticas para Mulheres, Elisangela Araújo; secretário da Seades, José Leal Neto; secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas; secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Larissa Moraes; secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso; secretária da Saúde, Roberta Santana; secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Wallison Torres; e o Coordenador Geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome – Bahia Sem Fome, Tiago Pereira.

Informações: Camila Fiuza / Bahia Sem Fome

Doe aqui
Bahia Sem fome
Icone Whatsapp