Remanso recebe apoio do Bahia Sem Fome para fortalecimento da segurança alimentar

Atualmente, 70 municípios baianos estão inscritos no SISAN e cada um começará a receber apoio financeiro do Governo do Estado

O município de Remanso será beneficiado com uma série de ações de segurança alimentar, resultado da adesão ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Na Bahia, 70 municípios já aderiram ao Sisan e receberão investimentos até dezembro deste ano.

Uma das principais ações é o Alimenta SUAS, por meio da transferência de recursos para os municípios através do repasse Fundo a Fundo.

O projeto de hortas comunitárias em Remanso, bem como outras cidades baianas, será expandido, incentivando a produção local de alimentos saudáveis e frescos. Para se ter uma ideia, atualmente, o município conta com cinco hortas e a maior ocupa um hectare. Com a iniciativa advinda do Programa Bahia Sem Fome (BSF), o espaço produtivo será expandido para dois hectares. “Com essa expansão, esperamos aumentar significativamente a produção de alimentos e beneficiar mais famílias na nossa comunidade”, afirmou o secretário de Desenvolvimento do município, conhecido como Pedrinho da Colônia.

Entre os agricultores que atuam na Horta Modelo está o casal Marinalva de Matos e Máximo Neto. Marinalva trabalha na horta há mais de 10 anos, e seu marido há 9 anos. É da horta que eles tiram o sustento da família de cinco pessoas, incluindo uma filha e dois netos. “Nossa vida depende dessa horta. Com esse apoio, esperamos melhorar nossa produção e garantir um futuro melhor para nossa família”, disse Marinalva.

Nesse sábado (22), a equipe do Bahia Sem Fome visitou Remanso para consolidar essas parcerias e discutir a implementação das novas iniciativas. Tiago Pereira realizou uma reunião de alinhamento com a prefeitura municipal. O secretário de governo da Prefeitura de Remanso, Adriano Landim, representou o prefeito Marcos Palmeira (PC do B) e comemorou a parceria: “Parabenizamos o governador Jerônimo pela iniciativa de investir nos projetos de agricultura e hortas comunitários, melhorando a qualidade de vida das pessoas que aqui trabalham e dando possibilidade das pessoas se alimentarem de forma saudável, sobretudo as pessoas de baixa renda”. Durante a visita, a equipe conheceu as atividades produtivas da horta comunitária, reforçando o compromisso com a segurança alimentar local. “Essa é uma ação prioritária também no âmbito do Programa Bahia Sem Fome, aproximar-se do poder público municipal para que, juntos, a gente possa vencer a fome”, afirmou Tiago Pereira. A visita ressaltou a importância da colaboração entre diferentes esferas de governo e a comunidade local para o sucesso das ações de combate à fome.

Com essas novas iniciativas, Remanso se posiciona como um exemplo de integração e esforço conjunto na luta contra a fome, promovendo práticas agrícolas sustentáveis e garantindo a segurança alimentar e a promoção da agroecologia para sua população.