Programa Bahia Sem Fome visita horta urbana no Subúrbio de Salvador

A Coordenação Geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome (CGCFOME) visitou a Horta Orgânica Aprhomol, em Valéria, na região do Subúrbio Ferroviário de Salvador, neste domingo (26), para ouvir lideranças e horticultores locais.

O objetivo da visita foi conhecer a área e a realidade de trabalhadores da região na implementação da horticultura e avançar no apoio do Governo do Estado.

“A urgência e importância em visitar essa comunidade passa pela necessidade de produzir comida para quem precisa, já que a gente vive hoje o flagelo da fome. Então, aqui também temos esse compromisso no sentido de reconhecer o desafio que a população baiana vive por conta da fome e ver as possibilidades de apoio”, afirma Tiago Pereira, coordenador-geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome.

A moradora Jussara se emocionou ao acompanhar o debate: “Não vou dizer que estou passando fome, porque tenho conseguido colher o meu alimento e da minha família graças à nossa horta, mas, quando não tenho produção, a situação fica bem difícil”.

A presidenta do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Débora Rodrigues, contou sobre a atuação da comunidade na produção de alimentos e sobre a importância desses alimentos chegarem às cozinhas comunitárias implantadas pelo Bahia Sem Fome. Entre as queixas e propostas da comunidade, a presidenta comentou sobre a possibilidade da construção de uma política de hortas urbanas.

Também participaram da conversa a chefe de gabinete Giselle Ramos e a assessora Silvana Oliveira, além do Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA), representado pela bióloga e mestranda em desenvolvimento e gestão social (UFBA), Ana Carine Oliveira do Nascimento, representando também as Voluntárias Sociais da Bahia-VSBA.

Repórter: Camila Fiuza/BSF
Foto: Thassio Ramos – Divulgação Bahia Sem Fome