Bahia Sem Fome celebra assinatura de contratos do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA

Nesta terça-feira (9), o Governo do Estado realizou a assinatura dos contratos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite, com um investimento de R$ 20 milhões. A cerimônia foi realizada no auditório da Secretaria de Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Durante a cerimônia, o coordenador Geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome, Tiago Pereira, se emocionou ao lembrar da infância no interior do sertão, norte do estado: “Falar de leite, me faz voltar à década de 1990. No sertão, na década de 90, a gente ficava esperando as latas de leite de São Paulo. E foi o presidente Lula, em 2003, que criou o PAA, e por isso que no nosso governo é inegociável construir política pública em alinhamento com a sociedade civil organizada, porque foi o Lula, ouvindo a sociedade civil, que criou o programa de aquisição de alimentos.”

Pereira ainda destacou a importância do Programa Bahia Sem Fome e o impacto positivo que a iniciativa terá na vida das famílias beneficiadas, elogiando a iniciativa do Governo do Estado e do Governo Federal. “O PAA Leite é mais um passo importante para garantir o acesso à alimentação de qualidade para a população mais necessitada do estado, e o governo está comprometido em implementar políticas públicas eficazes para combater a fome na Bahia. O Governo Jerônimo tem emplacado uma nova forma de gestão que eu tenho certeza que, em 2024, que é ano de mudanças nos municípios, os prefeitos e as prefeitas vão se inspirar nesse governador que gosta de gente, que cuida de gente, mas muito mais do que isso, contribui no processo de interiorização das políticas públicas”, lembrou.

Na ocasião, Pereira celebrou a adesão de 40 municípios ao Sisan: “Uma das celebrações é que nós temos 40 municípios que fizeram adesão ao sistema estadual de segurança alimentar e nutricional. E a nossa meta é chegar em no mínimo 100 municípios.”

Além da assinatura dos contratos, o evento também contemplou a presença de autoridades, representantes de entidades sociais e beneficiários do Programa que compartilharam suas experiências e expectativas em relação ao PAA Leite. Ao final do evento, foi realizado um ato simbólico de entrega de cestas com produtos da agricultura familiar para as autoridades presentes, demonstrando o impacto prático e imediato das ações do governo na agricultura familiar.

O objetivo do Programa é fortalecer a segurança alimentar e nutricional, principalmente para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, através da oferta de leite integral de cabra e vaca.

Reporter: Camila Fiuza/BSF