Bahia Sem Fome discute processo de capacitação para organizações sociais selecionadas no edital Comida no Prato


Coordenação foi recebida pela primeira-dama do Estado no Palácio da Aclamação

Na manhã desta segunda-feira (18), o Programa Bahia Sem Fome (BSF) participou de um encontro com a primeira-dama do Estado e presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Tatiana Velloso, no Palácio da Aclamacao, em Salvador. O objetivo da reunião foi avançar no diálogo sobre o processo de capacitação para as organizações sociais selecionadas no edital Comida no Prato, que teve o resultado divulgado na sexta-feira (8).

Na ocasião, a comitiva do BSF conheceu o espaço que será usado pelo Programa e conta com auditório e cozinha equipada. “Essa parceria vai nos ajudar muito na gestão do BSF, porque tem estruturas adequadas para que a gente possa desenvolver processos de capacitação sobre produção, manipulação, reaproveitamento, boas práticas de fabricação, gestão e administração. A cozinha é equipada com utensílios, infraestrutura e equipamentos, onde iremos desenvolver experimentos e atividades práticas com as pessoas que irão atuar nas cozinhas, com nutricionistas, coordenadores, produzindo e reaproveitando alimentos”, pontuou Pereira.

O objetivo é iniciar com a proposta em Salvador, em um projeto com bolsitas para apoiar in loco e, em seguida, estender para outros municípios baianos. Segundo o coordenador do BSF. “Vamos fazer um processo de capacitação para através dessas organizações fortalecer a Rede de Equipamentos Integrados para o Combate à Fome. E a gestão da professora Tatiana Velloso nas Voluntárias Sociais tem um acúmulo em conhecimentos e processos metodológicos que vai nos ajudar muito a consolidar essa ação do Comida no Prato no estado da Bahia, principalmente em Salvador e Feira de Santana”, explicou Tiago Pereira.

A ação é prioridade da Política Pública de Combate à Fome do BSF, pois, segundo a primeira-dama Tatiana Velloso: “A fome é a pauta mais urgente do governo”. A definição de cronograma é o próximo passo do avanço do edital que vai garantir alimentação para 20 mil pessoas em situação de vulnerabilidade na Bahia.

Sobre o Bahia Sem Fome:
O Bahia Sem Fome é o Programa Estadual de Combate à Fome do Governo da Bahia, uma resposta à crise nacional que deixou mais de 33 milhões de brasileiros em situação de fome, incluindo 1,8 milhão na Bahia, segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN). O Programa busca garantir o acesso a alimentos de qualidade para aqueles em situação de vulnerabilidade, promovendo segurança alimentar e nutricional e reduzindo os índices de insegurança alimentar grave. Por meio de uma abordagem intersetorial, o Bahia Sem Fome mobiliza todas as áreas do governo estadual e diversos setores da sociedade para fortalecer a agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais, além de oferecer oportunidades de trabalho e renda para quem mais precisa.

Assessoria de Comunicação:
Bahia Sem Fome

Doe aqui
Bahia sem fome
Icone Whatsapp