Bahia Sem Fome e SAEB desenvolvem oficina de planejamento estratégico

Foi assinado um termo de colaboração entre a SAEB e a Coordenação-Geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome para realização do planejamento estratégico

Prioridades da Coordenação, editais, estrutura de trabalho. Esses foram os temas tratados pela equipe da Coordenação-Geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome (CGC Fome) na primeira oficina de planejamento estratégico na manhã desta sexta-feira (10), no auditório da Casa Civil.

“Começamos hoje uma agenda importante de planejamento estratégico no âmbito da coordenação do Programa Bahia sem Fome, em parceria com a Secretaria da Administração, e esperamos que esse planejamento nos ajude a consolidar as possibilidades de planejamento, de monitoramento, de avaliação para a efetividade do âmbito das ações de enfrentamento à fome. Agradeço aqui à SAEB pela parceria. Nós estamos à inteira disposição, subsidiando com disponibilidade de tempo, com informações, com conhecimentos, para que a gente tenha um planejamento que de fato tenha a cara da realidade que a gente precisa”, agradeceu o coordenador-geral, Tiago Pereira.

A equipe recebeu a Coordenação de Disseminação de Soluções em Gestão (CDSG), órgão vinculado à Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), que apresentou a importância do planejamento estratégico na administração pública. O superintendente Luís Fernando explicou a importância do entendimento dos processos anteriores à entrega de resultados: “Desafios essa equipe tem, pois combater a fome reduzindo os números de pelo menos 50% da população em situação de insegurança alimentar é um desafio grande e importante, por isso a necessidade de se ter ideias e as estratégias para percorrer este caminho”.

A chefe de gabinete e nutricionista Giselle Ramos destaca a relevância do planejamento para as ações de combate à fome e as expectativas da equipe: “Essa foi uma demanda que já vinha sendo solicitada desde o ano passado e, a partir deste ano, a gente conseguiu, junto à equipe da SAEB, entender quais são as nossas capacidades técnicas, fraquezas, fortalezas, para melhor realocar nossos recursos humanos e tecnológicos para a gente ter um desenvolvimento de ação de combate à fome mais efetivo”.

A apresentação foi conduzida pela equipe técnica da SAEB. Pedro Rocha, que integra a Coordenação de Disseminação de Soluções em Gestão (CDSG), ressaltou a importância do planejamento estratégico para a administração pública, tendo como principais características a identificação de desafios e oportunidades para o estabelecimento das metas das ações de combate à fome, prioridade do Governo do Estado da Bahia.

Entre as prioridades da CGC Fome, estão a coordenação do Programa Bahia Sem Fome, o monitoramento do 2º plano de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), a elaboração do 3º plano de SAN, decretos de agricultura urbana e periurbana e de compras públicas. O Governo da Bahia já investiu R$ 300 milhões em editais para o combate à fome somente em 2024.

Juliana Rodrigues é diretora de Soluções de Gestão, área vinculada à Disseminação de Tecnologias de Gestão, que atua apoiando sistemicamente os órgãos com ferramentas, tecnologias de gestão, entre elas o planejamento estratégico: “A gente atua com uma estratégia que é festejada no estado da Bahia, que é a rede de consultores internos, que são servidores efetivos que são formados, capacitados e selecionados para poder disseminar essas tecnologias nos órgãos. E nós somos guardiões dessa rede, atuando de forma sistêmica. E para a gente é muito importante esse compromisso, especialmente num programa como o Bahia Sem Fome, que trata de uma política pública tão sensível para o nosso estado e que aposta na gestão, por meio do planejamento, para poder alcançar os resultados esperados nessa política”.

A reunião reafirma o compromisso da Coordenação de Combate à Fome e o esforço fundamental que vem sendo feito pela equipe para que possa, de fato, planejar e acompanhar a estratégia para se alcançar um futuro que se pretende, um futuro sem fome.

Repórter : Camila Fiuza
Fotos: Thassio Ramos