Bahia Sem Fome integra reunião de assinatura de contratos para aquisicão de alimentos da agricultura familiar

Mais de 300 mil estudantes de 444 escolas estaduais serão beneficiados

O Programa Bahia Sem Fome (BSF) integrou a reunião de assinatura de 11 contratos de edital da Secretária da Educação para a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, na manhã dessa quinta-feira (28), no gabinete do governador Jerônimo Rodrigues, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. A iniciativa vai atender 316 mil estudantes de 444 unidades escolares espalhadas em 56 cidades das regiões Litoral Sul, Portal do Sertão, além de Salvador e Região Metropolitana, através da Secretaria de Educação (SEC) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Serão investidos R$ 36 milhões destinados pela SEC e pela SDR para a aquisição de alimentos de nove associações e cooperativas rurais de pequenos produtores, além de mais R$ 15 milhões do governo federal.

A autorização foi realizada pelo governador Jerônimo, que foi enfático em defender a necessidade de considerar com sensibilidade as demandas da comunidade escolar, sobretudo no âmbito do combate à fome, tema prioritário de sua gestão. “Enquanto a agricultura familiar não tiver condições de oferecer tudo, alimento suficiente, tem que ter comida na mesa das pessoas. Essa é a prioridade do meu governo e eu não vou ficar esperando para que a população tenha o que comer”, frisou o chefe do executivo estadual.

O fortalecimento da agricultura familiar está incluído na inclusão socioprodutiva, um dos eixos do BSF que pressupõe uma articulação intersetorial com olhar integral sobre o ser humano e suas necessidades básicas, com geração de oportunidades para inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social no mundo do trabalho, do emprego e da renda, seja por via da produção e comercialização, do emprego formal, do empreendedorismo popular ou da economia solidária, com foco na assessoria técnica continuada e apropriada, assegurando a autonomia plena das famílias.

Os editais irão possibilitar o abastecimento das escolas atendidas, diretamente dos próprios empreendedores municipais, com comida de verdade e garantirão a autonomia dos agricultures locais, conforme salienta o Coordenador Geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome, Tiago Pereira: “O estímulo a produção de alimentos saudáveis, perpassa também pelo fortalecimento do acesso aos mercados institucionais ( e o PNAE) é um mercado potente para Agricultura Familiar, ajudando assim, na geração de trabalho e renda. Os contratos aqui assinados com cooperativas da agricultura familiar ajudará a melhorar a economia local e regional, porque teremos produção, comercialização e dinheiro nos municípios sedes dessas cooperativas. E quem ganha com isso é a população, em especial os estudantes em formação, porque consumir produtos de qualidade é ter saúde e longevidade”, celebrou Pereira.

O plenário contou ainda com a participação de estudantes de escolas estaduais de Salvador e de representantes de pastas e programas do Governo do Estado.

Repórter: Camila Fiuza/BSF