Coordenação de Ações Estratégicas de Combate à Fome coordena reunião com as Secretarias do GGSAN

 

O Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN), composto por 15 secretarias, esteve em reunião na tarde desta quinta-feira (21), no auditório da Casa Civil, no Centro Administrativo da Bahia.

A Coordenação de Ações Estratégicas de Combate à Fome, que integra o GGSAN, coordenou o encontro com representantes das secretarias que compõem a instância. Na ocasião, fui discutida a elaboração do III Plano Estadual de SAN, a partir das diretrizes apontadas pelas Conferências de SAN e pelo Consea-BA.

Os representantes das secretarias apresentaram o conjunto de ações que estão planejadas no PPA para 2024-2027, que se relacionam com a segurança alimentar e nutricional e o combate à fome e que irão compor o III Plano Estadual de Segurança alimentar e Nutricional. O coordenador do Programa Bahia Sem Fome (BSF), Tiago Pereira, ressaltou a importância do diálogo intersetorial dos setores de governo para a integração de ações e políticas das secretarias para a erradicação da fome. “Precisamos pensar para fora das caixinhas, ou de pastas, pois unindo forças poderemos avançar no combate à fome e cumprir a agenda prioritária do governador”, lembrou Pereira.

A coordenadora do Sisan/CGCFome, Jainei Cardoso, reforçou: “Esse espaço é fundamental para integrar os caminhos para pensarmos de forma coletiva as ações estratégicas”. Na ocasião, o grupo destacou os resultados e implementação dos editais do BSF e iniciou um intenso e valioso debate sobre a construção de políticas que se integrem e potencializem a ação pública nos campos da educação, saúde, agricultura, acesso à água, terra e direitos fundamentais, ou seja, de combate à fome, que apontam para a importância dos diversos eixos que norteiam o Programa.

O GGSAN é a instância de discussão e assessoramento que compõe o SISAN, responsável pela articulação e a integração dos órgãos da administração pública estadual afetos à área da segurança alimentar e nutricional.

Sobre o Bahia Sem Fome

O Bahia Sem Fome é o Programa Estadual de Combate à Fome do Governo da Bahia, uma resposta à crise nacional que deixou mais de 33 milhões de brasileiros em situação de fome, incluindo 1,8 milhão na Bahia, segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Pensan). A iniciativa busca garantir o acesso a alimentos de qualidade para populações em vulnerabilidade, promovendo segurança alimentar e nutricional e reduzindo os índices de insegurança alimentar grave. Por meio de uma abordagem intersetorial, o BSF mobiliza todas as áreas do governo estadual e diversos setores da sociedade para fortalecer a agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais, além de oferecer oportunidades de trabalho e renda para quem mais precisa.

Ascom/BSF

Doe aqui
Bahia sem fome
Icone Whatsapp