Coordenação de Combate à Fome discute agroecologia no XXII Encontro Semestral de Carreiras da Univasf, em Juazeiro

O Programa Bahia Sem Fome marca presença no XXII Encontro Semestral de Carreiras da Univasf, neste sábado (18), no Espaço Plural, em Juazeiro, no norte da Bahia. O evento, organizado pelo Laboratório de Carreiras e Desenvolvimento de Competências (LCDC) em parceria com o Espaço Plural, o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) e o Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR), tem como tema “Desenvolvimento de Carreira na Área da Agroecologia”.

Com a abordagem “Da roça à universidade e ao mundo do trabalho: caminhos, desafios e superações”, o coordenador-geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia e egresso dos programas de pós-graduação da Univasf, Tiago Pereira, ministrou a conferência de abertura do evento. Filho de Juazeiro e doutor em Agroecologia, Tiago abordou a importância da ciência no combate à fome e no desenvolvimento sustentável.

“O que nós estamos vivenciando hoje no Rio Grande do Sul é uma resposta da natureza. E, portanto, vocês, nós, seres humanos, estudantes, profissionais, nós precisamos nos preocupar com isso. No Rio Grande do Sul, é chuva, é água, é enchente. Talvez aqui na nossa região, pode ser também um excesso de água ou pode ser também uma ausência de água. Porque nós temos um conjunto de práticas hoje que têm impactado diretamente na dinâmica da natureza. Quando o professor Bruno me convidou para fazer parte deste encontro, considerando inclusive a natureza do público, esse público que tem muita predominância das cidades, eu fiz questão de sugerir um tema que saísse um pouco dessa formalidade e a gente tentasse adentrar às questões humanas mesmo, das nossas experiências, das nossas vivências para chegar até onde a gente consegue chegar”, contou Pereira, que coordenada o Bahia Sem Fome, maior programa de combate à insegurança alimentar no estado.

“É importante essa interação entre a sociedade civil, o Estado, a universidade, aproximando também os agricultores e os estudantes para eles compreenderem a relação que a agroecologia tem com diversas profissões, com diversos mercados de trabalho e com a vida da população, além de que impacto isso traz na qualidade de vida, na produção de alimentos, na saúde do povo. Então, esse encontro é uma aproximação interdisciplinar, são vários cursos juntos e vários segmentos para tratar da agroecologia, que é a solução para combate à fome. Mas também para esse momento de emergência climática que a gente vive”, destaca Clerison Belém, coordenador do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), em Juazeiro.

O encontro conta com mesas redondas, oficinas e visitas técnicas, abordando temas como sustentabilidade agroecológica, plantas medicinais, agrofloresta e polinização.

O evento acontece até este domingo (19) reforçando o compromisso com a sustentabilidade, a promoção de uma política de Lixo Zero e incentivando os participantes a levarem suas próprias garrafas de água e xícaras. A programação completa está disponível no site www.even3.com.br/xxii-encontro-semestral-de-carreiras-univasf-carreiras-na-area-da-agroecologia-445132/.