Reunião do GGSAN debate avanços do BSF

Em reunião do Comitê Técnico do Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN), foram apresentadas e debatidas contribuições para o avanço do Programa Bahia Sem Fome (BSF). O encontro aconteceu nesta sexta-feira (6), na Secretaria de Segurança Pública.

O coordenador do BSF, Tiago Pereira, destacou a importância do GGSAN na luta contra o flagelo da fome. “Esse grupo hoje lidera um dos fóruns desse Programa, que dialoga com um conjunto de políticas de maneira transversal”, disse.

Segundo Tiago, a Secretaria de Planejamento, juntamente com a Coordenação do BSF, está aprofundando o desenho de governança do Programa para fortalecer ainda mais as ações.

Além disso, dentre outros pontos, está se construindo um edital em parceria com a Bahiater para levar assistência técnica e extensão rural aos territórios baianos.

O BSF, através do processo de busca ativa, também identificou nove mil estudantes do ensino superior em vulnerabilidade alimentar que passarão a ser beneficiados.

“Hoje, o que está muito em evidência é a campanha de arrecadação alimentos, onde já conseguimos captar 900 toneladas de donativos, mas outras ações de transferência também estão sendo articuladas”, afirmou Tiago.

Conferências

Na oportunidade, também foi apresentado um balanço das Conferências Territoriais de Segurança Alimentar e Nutricional, que aconteceram ao longo do último mês.

De acordo com Jainei Santos, que integra a Coordenação do Bahia Sem Fome, a participação popular superou as expectativas. Foram 379 municípios representados, com 86% do público esperado.

Ao todo, foram entregues 15 cartas que estão sendo sistematizadas para apontar as prioridades nutricionais e alimentares de cada território.

Essas questões serão levadas à Conferência Estadual, que acontece entre os dias 17 e 19 de outubro e vai reunir 560 delegados e delegadas de toda a Bahia.

Fonte: Ascom/BSF

Doe aqui
Bahia Sem fome
Icone Whatsapp